Como vender ouro
Compramos ouro em barra, moeda ou joia. Pagamos à vista após confirmação do teor de pureza do ouro, venda para uma empresa autorizada pelo banco central do Brasil a negociar com ouro. Para saber mais, leia o artigo abaixo e aprenda como vender seu ouro de forma rápida e segura, obtendo o melhor valor possível.
Vender pelo WhatsAppRápido e seguro
Vender ouro é simples, no entanto exige conhecimento para garantir que você obtenha um bom preço e não seja enganado. Se você está interessado em vender seu ouro, leia atentamente este artigo para saber como começar.
Antes de qualquer coisa, você precisa determinar o peso em gramas e o teor de pureza do ouro que você possui. Essas informações são importantes para saber o valor que você receberá pelo seu ouro. O valor do ouro é determinado pelo seu peso, teor de pureza e pela cotação do metal no dia da venda.
Ouro em barra
Com documentação: Ouro em barra com nota fiscal em seu nome e certificado de pureza emitido por empresa autorizada pelo banco central, o mesmo é considerado ativo financeiro. Este é ouro padrão para investimento, mais fácil de ser avaliado e vendido. Se você tem ouro neste formato, com a documentação fiscal do mesmo, podemos avaliar e comprar o mesmo em poucos minutos sem limite de peso e valor.
Sem documentação: Caso sua barra não tenha a documentação fiscal e certificado de pureza emitido por empresa autorizada pelo banco central, podemos comprar uma quantidade limitada como joia, ou seja, teremos que testar a pureza da sua barra através de processo de refino. Neste caso, pagamos apenas pelo ouro puro 24k obtido através do refino. Isso é necessário pois muitas destas barras são produzidas com qualidade inferior, nem sempre atingindo o grau de pureza necessário para ser considerado ouro puro ativo financeiro, ou seja, essas barras podem não conter a quantidade de ouro informada pelo vendedor ou estampada da mesma.
Ouro em joia
Podemos comprar qualquer joia de ouro após teste de pureza do metal. Para entender melhor, vamos considerar que você tenha uma pulseira comprada em uma joalheria de boa reputação, e nela está gravado 750 ou 18k que é o padrão atual para fabricação de joias de alta qualidade, isto quer dizer que sua pulseira deve conter 75% de ouro puro e 25% de outros metais não nobres como o cobre. Estes metais não nobres são adicionados para dar dureza a peça, uma vez que o ouro puro 999 ou 24k é mole, não sendo indicado para fabricação de joias.
O processo de refino é necessário para confirmar o teor de pureza do ouro encontrado em sua jóia, mesmo com as devidas marcações 750 ou 18k pode haver variações. Isto se deve ao fato de haver joalheiros e ourives que não tem um bom controle de qualidade, fabricando e marcando joias de forma incorreta, as vezes por erro, as vezes por fraude. Para que possamos saber o quanto de ouro puro sua joia contém, é necessário refinar a mesma, o processo é destrutivo e irreversível, sobrando do refino apenas o ouro puro 999 ou 24k.
A compra de joias que contenham pedras preciosas, é feita da mesma forma, porém as pedras são removidas antes do refino e devolvidas ao cliente posteriormente.
Ouro 750 ou 18k (quilates)
É importante entender a composição do ouro 750 ou 18k para calcular o valor da sua joia, ouro 750 ou 18k não é considerado ouro puro, isto quer dizer que ele tem apenas 75% de ouro puro em sua composição e 25% de outros metais, como o cobre ou níquel por exemplo.
Para saber o valor da sua joia feita em ouro 750 ou 18k, basta pesar a mesma em uma balança de precisão, depois subtrair 25% do peso encontrado, você deve encontrar o peso em ouro puro 24k caso sua joia tenha sido produzida de acordo com as normas internacionais.
Exemplo de cálculo:
- Peso da joia: 10 gramas
- Peso de ouro puro: 10 gramas - 25% (2,5 gramas) = 7,5 gramas*
- Para obter o valor em reais, multiplique os 7,5 gramas pela cotação da grama de ouro.
Agora que você achou o valor do seu ouro 750 ou 18k, poderá negociar com empresas que compram ouro. Porém há um detalhe importante, existe um custo para refino do ouro, além de impostos incidentes na operação e margem, por isso é normal que as empresas que compram ouro paguem um valor menor do que o encontrado usando o cálculo acima, o valor final pode variar de uma empresa para outra, sendo negociável, mas em média existe um deságio de 10% sobre a cotação do ouro puro 999 ou 24k.
É importante observar que apesar da joia estar marcada como 750 ou 18k, a mesma pode ter menos ou mais ouro puro que o indicado, isso porque algumas joalherias ou ourives, fabricam joias sem um rígido controle de qualidade, ou as vezes usando diferentes teor de ouro em diferentes partes da joia, sendo comum encontrar estas discrepâncias, por isso empresas só compram o ouro em joia após o refino.